Porque pintamos a sapatilha de ponta?
O ballet na sua esmagadora maioria é composto de corpos brancos, porque foi criado para a realeza e por isso desde o princípio meias e sapatilhas foram feitas em tons de rosa e salmão. Só que isso se manteve intrínseco e foi passado geração a geração de que era o correto.
Quando o ballet chegou aqui no Brasil também foi feito dessa maneira, mesmo que no nosso país existem muitos tons de pele diferentes.
Hoje em dia com tudo sendo mais "inclusivo" começou a produção de meias e sapatilhas em tons diferentes, porém ainda não é o suficiente, e ainda não é incentivado e utilizado com frequência.
Por exemplo, a Só Dança tem uma gama enorme de cores de meia calça, principalmente fora do Brasil 🤡, porém não tem as sapatilhas, nem de meia ponta e nem de ponta! Ou seja, a gente tem que acabar pintando com base do mesmo jeito.
Olha a gama de tons da Só Dança USA, imagina se tivesse tudo isso aqui no Brasil?
A Capézio não tem uma grande variedade, nem de meia nem de sapatilha.
A Gaynor Minden tem uma gama grande, porém o preço é absurdo convertido em reais e a representante brasileira não revende a maior parte delas (tente comprar durante 1 ano inteiro e ela me enrolando...).
A Glory of Brazil tem uma ótima gama de sapatilhas, mas não tem meias.
Enfim, para fazer sentido com a parte de cima do corpo, pintamos a sapatilha, pois fica parecendo duas bailarinas diferentes separadas por um figurino. É absurdo como fica diferente quando a parte de cima do corpo faz sentido com a parte de baixo, o ballet tem tudo a ver com estética e linhas então deveria ser super apoiado, né?
Mas ainda não somos seres evoluídos. Ainda existe muito racismo velado por aí. Principalmente pra quem dança corpo de baile e ele tem que ser "uniforme", oi? Esse tipo de comentário é silenciador e CANSA!
"Mas ninguém é cor de rosa", aqui no Brasil, a meia calça rosa realmente bate com poucos tons de pele, mas é muito comum usar a salmão que abrange bastante as pessoas brancas, porém o salmão acaba sendo uniforme obrigatório e padrão na maioria das escolas.
Olha como na Vaganova todos usarem as meias e sapatilhas salmão faz mais sentido. |
Contudo, olha como fica estranho para tons de pele mais miscigenados como no Bolshoi aqui do Brasil. |
Já no Dance Theatre of Harlem cada uma utiliza seu tom de meia calça, porém, pasmem, elas ainda tem que pintar as sapatilhas de ponta! |
Aliás, defendo muito a ideia de que todos devem pintar, sapatilhas brilhantes no palco chamam muita atenção, o que eu acho muito feio, principalmente para estudantes! 🙈
E falando de Dance Theatre of Harlem, olha esse depoimento de uma mãe comprando meias da cor da filha, é de chorar! Encontrei também esse post falando um pouco sobre meia calça da cor da pele, vale a pena ler!
E fiquem também com esse vídeo meu falando um pouco mais sobre isso!
Já faz um tempo que venho lutando com isso no meu mundo, falo sobre no Instagram (se você não me acompanha, vai acompanhar por favor!), luto pelos meus direitos dançando e fazendo exames da Royal de cor da pele. Quantas vezes não fui a única? Da escola, do workshop, da competição? Mas eu luto, e vou continuar lutando pelos meus direitos! Pessoas, usem a suas vozes! 💪🏽
É isso, vou ficando por aqui, mas amo discutir sobre isso, ainda tem muuuuuitos pontos a serem colocados e eu vou colocá-los! Mas deixem aí nos comentários suas opiniões sobre o assunto?
Beijitos e Queijitos! 😘🧀