quinta-feira, 16 de abril de 2020


Você sabe as principais lesões que acometem bailarinos? Pesquisei na base de dados SciELO e encontrei um artigo feito na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), o nome do estudo é "LESÕES EM BAILARINOS PROFISSIONAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA", ele reuniu 12 artigos que comparavam as principais lesões em dançarinos profissionais de ballet clássico, dança moderna, dança contemporânea e breackdance. Totalizando 1.149 participantes.

A dança tem o movimento como elemento fundamental e o corpo como matéria-prima, para isso, exige máxima disciplina e uso para isso, bailarinos são submetidos a extenuantes rotinas de treinamento, que favorecem o desenvolvimento de lesões.
Tá, mais quais lesões são essas?

- Pés e Tornozelos - O acometimento é maior pois é o u mais se usa no ballet clássico, bailarinos profissionais fazem aula/ensaiam durante um período muito longo.

*Inclusive eu mesma fazendo um sissoune girando, caí e torci meu tornozelo, tive que ficar de molho e até hoje ele dá probleminha no frio.

- Membros Inferiores - Nesse tópico se encontra distensão da virilha, da coxa, canelite, tudo o que acomete os membros inferiores. Pode acontecer por falta de aquecimento, exercício mal executado e muito uso.

* Quem nunca teve canelite que atire a primeira pedra!

- LCA - Ligamento Cruzado Anterior, falando de ballet não conseguimos desassociar giros e saltos, sendo assim articulações como o joelho são um pouco prejudicadas quando mal aterrissamos ou quando o joelho fica e o corpo gira.

Espero que tenham gostado desse post, obrigada a quem chegou até aqui, caso queira deixar um comentário, vou amar! Me siga no Instagram para ter um relacionamento mais próximo, estou sempre por lá!
Beijinhos de Luz ♥

Ana Salles . 2020 Copyright. All rights reserved. Designed by