sábado, 31 de março de 2018


O sonho de toda bailarina é subir na ponta, desde pequenas olhamos as mais velhas com admiração e sempre fazemos perguntas como “Dói usar a Sapatilha?” “Quanto tempo de ballet você fez?”, “Eu já posso usar?” entre outras. Ao não poder utilizar muitas bailarinas desistem de esperar e saem do ballet ou compram e usam escondido sem preparo físico para tal.


As pontas parecem fáceis de subir ao olhar de fora, já que elas são de gesso e tem a caixa que te ajuda a ficar estável, além do elástico e da fita.


Porém, seus pés não estão preparados para ficar naquela posição, é uma posição incomum na anatomia humana, seus dedos vão ter que sustentar todo o peso do seu corpo somado o da gravidade, seus tendões e músculos do pé podem torcer, repuxar, ser curtos, entre outros. E é por isso a bailarina trabalha desde pequena com exercícios de alongamento e fortalecimento dos pés, joelhos e pernas.


Os pés devem ter muita força de sustentação, ou seja, muitos exercícios de passar do fléx para a meia-ponta, de relevé e elevé, com teraband, entre outros (posso fazer um vídeo ensinando alguns). Para que ao subir na ponta nada de errado aconteça e você consiga se manter lá em cima. Eles devem ser curvados, com um colo de pé que te empurra para cima e te deixa no eixo.


O tornozelo é muito importante, você precisa da flexibilidade dele para conseguir subir e descer da ponta com leveza, passando pela meia ponta e sem fazer barulho além da força para conseguir se manter em cima, a queda da ponta pode causar torção no tornozelo e puxar/distender/romper os tendões que o seguram como o tendão calcâneo, tendão fibular curto, tendão tibial posterior e etc. (Assim como aconteceu comigo e estou parada até agora …)


A estrutura óssea também é importante, seu pé deve estar calcificado e pronto para colocar todo o seu peso nos dedos, ao subir muito cedo na ponta pode-se desenvolver joanetes, calos e pés deformados como o pé de garra.


Se você estiver interessada em artigos científicos sobre lesões em bailarinas eu encontrei esses dois e gostei muito! Se não estiver com tempo de ler tudo vá para a parte dos “Resultados”. O link vai para uma pasta compartilhada no meu drive -> https://drive.google.com/open?id=1j8nKIdRi_cT3BrrfltfDZEH5ZCDxLCUA


A maioria das escolas tem ballet adulto, onde você pode fazer aula e ter uma base antes de qualquer coisa, a sapatilha de ponta vem como consequência, resultado de disciplina, paciência e trabalho duro.


Espero que tenham gostado desse post, eu gostei muito de fazê-lo, comentem aqui embaixo o que vocês gostariam de ver mais no blog!


E é isso, beijinhos de luz! ♡

Ana Salles . 2020 Copyright. All rights reserved. Designed by